quinta-feira, 27 de março de 2014

Cesky Krumlov e a sua mágica atmosfera medieval


Um lugarzinho delicioso para passear a dois, perambular solitário ou na presença de amigos é Cesky Krumlov. Nesta encantadora cidade Tcheca, cortada pelo Rio Vltava, me senti como um personagem de um conto de fadas. Um lugarejo com apenas 15 mil habitantes e a 190 quilômetros de Praga. Lá se pode andar sem pressa, apreciando os mais de 300 prédios históricos.

A atmosfera mágica medieval convida a uma viagem ao tempo. Do alto do seu castelo do século XIII, se pode contemplar, até aonde os olhos alcançam, os coloridos telhados das casinhas. No centro, há uma variedade de lojas e de galerias de arte para vasculhar peças diferentes.

Declarada Patrimônio Histórico pela Unesco, Cesky Krumlov fica na região da Boemia, com um admirável estilo de vida despreocupado. Andarilhar por lá é como se estivesse vendo, através de uma janela, o tempo passar suavemente.

A subida ao castelo é de fácil acesso. O grande atrativo é parar no muro do fosso para ver o urso pardo que guarda o local como nos tempos antigos. Depois de tanto vai-e-vem, o melhor é descansar na varanda de um dos tantos restaurantes à margem do rio e bebericar algo.

Como toda cidade Tcheca que se preze, Cesky Krumlov também tem a sua própria cervejaria, Pivovar Eggenberg. Pode até parecer desfeita, mas sempre peço um cálice de vinho tinto. E para comer há diversas opções de pratos elaborados a base de carne de porco, de salsicha, de repolho e de batata.

Gosto de passear pela Europa no outono, o vermelho-amarelado das árvores dá um retoque aos cenários cinematográficos.

Não há erro. Cesky Krumlov é divina. Vale conferir.


href="http://2.bp.blogspot.com/-xtcmOwDzKhg/UzSWamRDXdI/AAAAAAAABrQ/hqUmFYdmZwo/s1600/2008.JPG" imageanchor="1" >.

Nenhum comentário: