sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Turquia: tapetes, joias e couro




Que os turcos adoram vender não é novidade. Nem todos sabem, porém, que, na Turquia, além de tapetes há excelência em joias e em couro. Peças em pelica são exportadas para outros países da Europa. E réplicas de joias da época do império Otomano são vendidas por lá.

Nas casas de tapetes, o ritual é sempre o mesmo. Primeiro eles servem o chá, depois começam as demonstrações dos artigos que são estendidos com orgulho no piso para os visitantes comprovarem a delicadeza do trabalho. Os autênticos mudam de cor, dependendo do ponto de vista que se observa. E também dá para notar os nós do lado avesso. Há desenhos e motivos para todos os gostos e bolsos.

Muitas vezes, no entanto, é mais barato comprar no Grande Bazar, em Istambul, após pechinchar bastante, do que nas lojas apresentadas pelos guias. Em alguns locais os lojistas servem vinho para seduzir os visitantes a abrirem as carteiras. O fato é que os produtos são bonitos e de qualidade.

A variedade de outras peças artesanais também é grande. Há toalhas de mesa e cerâmicas com desenhos otomanos e também quinquilharias em metais e bordados bem elaborados. Mas o que eles querem mesmo é vender. E para isso, não medem esforços. Prova é que se arriscam a falar nos mais diversos idiomas.

Um comentário:

Carol Tavares disse...

Aproveitando o melhor da vida..!
Sucessoo..
Quando puder acesse o meu blog: caroltavaresshows.blogspot.com
Tenho várias musicas legais..
Que Deus lhe abençoe..
Abraços!