terça-feira, 11 de outubro de 2011

Passeio de balão na Capadócia






Às 5h da manhã o motorista nos levou a um local onde, com outros turistas de várias partes do mundo, degustamos um café antes de iniciarmos a espetacular aventura de voar de balão na Capadócia. É quase impossível descrever a beleza daquela região da Turquia. Na antiga língua persa, Capadócia significava terra de cavalos bonitos. A paisagem daquele lugar resulta de erupções vulcânicas de cerca de 30 milhões de anos. E com a ação da chuva, do sol, da erosão foram se formando as famosas chaminés de fadas. Os antigos acreditavam que fadas viviam debaixo da terra, pois aquelas formações rochosas não têm similar no mundo.

Cada balão comporta 24 pessoas, distribuídas em quatro compartimentos. Para entrar no balão, a gente usa alças situadas na parte externa da cesta e vai escalando. Quatro passos são suficientes para chegar à borda e deslizar para dentro. O nosso piloto, Yasar, da Voyager Balloons, revelou-se um extraordinário e habilidoso condutor. Não houve solavancos na subida e tampouco no pouso. Ao contrário, aterrissamos no reboque de uma camionete. Foi um verdadeiro show. Descemos com a maior leveza.

O percurso dura cerca de 1h30min. Naquele horário, o céu fica repleto de balões. A gente vê o dia nascer nas alturas, contemplando as montanhas rochosas da Capadócia. Em alguns momentos, Yasar propiciava um voo dentro do vale, quase raspando nas chaminés de fadas. Em outros, subíamos tão alto, dando uma sensação de liberdade e felicidade. Concluído o voo, o piloto oferece espumante aos tripulantes e todos recebem um diploma, comprovando a aventura realizada no dia 7 de setembro de 2011. Sem dúvida, uma experiência inesquecível.

Um comentário:

PINTORES DO MILÉNIO disse...

http://www.portugalshowup.blogspot.com/leape